terça-feira, 22 de setembro de 2015

DE OLHO EM ISRAEL: O Dia da Expiação judaica vem em meio a aumento das tensões em Jerusalém e na Cisjordânia.

Yom Kippur. (crédito da foto: REUTERS, JPost PESSOAL)

 Yom Kippur

As forças de segurança estavam em alerta máximo terça-feira como os judeus de todo o país foram criados para observar Yom Kippur, o dia mais sagrado do calendário judaico. O Dia da Expiação judaica vem em meio a aumento das tensões em Jerusalém, que recentemente viu tumultos no Monte do Templo e um aumentar em cocktail Molotov e ataques com pedras.

Há também dois eram tentativas de ataques terroristas separados em Hebron na segunda-feira e terça-feira de manhã à frente de Yom Kippur. Na segunda-feira à noite, um homem palestino foi morto quando uma granada destina a ser usado para prejudicar israelense soldados perto de Hebron, aparentemente detonada prematuramente enquanto ainda em suas mãos.

Uma investigação inicial sobre o incidente descobriram que o homem tinha 23 anos de idade Diyaa Talahma, um agente da Jihad Islâmica, cujo irmão está sendo mantido em detenção administrativa em Israel. Na terça-feira de manhã, uma mulher palestina de 18 anos de idade tentou apunhalar soldados em Hebron como eles estava junto ao Checkpoint do polícia que separa as seções israelenses e palestinos da cidade.

Os soldados abriram fogo, atingindo e ferindo o atacante em sua parte inferior do corpo. Nenhum soldado foi ferido no incidente. O IDF tem feito preparativos de segurança para garantir a segurança das dezenas de milhares de judeus esperados no Muro das Lamentações em Yom Kippur. "Milhares de policiais será em Jerusalém", disse o porta-voz da polícia Micky Rosenfeld. Além disso, o IDF anunciou na segunda-feira que vai parar o movimento em Israel de Judéia e Samaria, bem como a partir de fronteiras de Gaza, de terça-feira ao meio-dia até quarta-feira, um minuto antes da meia-noite.

O fechamento é uma precaução de segurança anual, e vem em linha com uma ordem por Moshe Ya'alon ministro da Defesa. "O levantamento do encerramento ocorrerá em dois dias ... de acordo com uma avaliação situação", acrescentou o IDF. Yom Kippur também coincide este ano com o feriado islâmico do Id al - Adha na quarta-feira. Enquanto Yom Kippur é um dia de solenidade, o jejum, e introspecção, Id al-Adha, ou Festa do Sacrifício, é um dia de celebração marcando a disposição de Abraão de sacrificar seu filho Ismael, muitas vezes envolvendo o abate de ovelhas para comer nas refeições comemorativos.

Na tradição islâmica, Abraão estava prestes a oferecer seu filho Ismael como um sacrifício, ao passo que a Bíblia registra que o filho mais novo de Abraão, Isaque foi oferecido. Devido aos marcadamente diferentes características dos dois feriados, mal-entendidos em o passado entre os residentes judeus e muçulmanos levaram a motins, nomeadamente em 2008, no Acre, quando um muçulmano atravessou um bairro judeu em Yom Kipur levando a três dias de violência.

Em Jerusalém, Yom Kippur foi marcada para começar às 18:01 na terça-feira e terminam às 19:11 na quarta-feira; em Tel Aviv, a partir de 18:16 na terça-feira para 7:13 na quarta-feira; em Haifa, a partir de 18:07 na terça-feira até 19:13 na quarta-feira; em Beersheba, a partir de 18:18 na terça-feira para 7:13 na quarta-feira; e em Eilat, a partir de 18:06 na terça-feira para 7:11 na quarta-feira. Tovah Lazaroff e Jeremy Sharon contribuiu a este relatório

(Por DANIEL K. Eisenbud, JPOST.COM PESSOAL, Yaakov Lappin \ – (tradução, claro, do google!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário