sexta-feira, 25 de setembro de 2015

SINAIS DOS TEMPOS: Raro eclipse total de uma superlua ocorre na noite de domingo 27/09.


Raro e incrível eclipse total da Lua (Super Lua e Lua de Sangue) ocorre na noite de domingo, dia 27 de setembro

O evento será visível em todo o país, em uma incomum e rara coincidência de um eclipse total lunar com uma Superlua, que é quando o satélite parece maior por estar em seu perigeu, isto é, mais próximo da Terra. Por sua coloração avermelhada, o fenômeno também é chamado de “Lua de Sangue”. São três eventos envolvendo a Lua no domingo à noite, dia 27 de setembro: um Eclipse, a Super lua e a “Lua de sangue”. É inédito

Eclipse raro da lua em uma incomum e rara coincidência de um eclipse total lunar com uma Super lua, que é quando o satélite parece maior por estar em seu perigeu
  
O primeiro eclipse lunar de uma “Super lua”  em mais de três décadas enfeitará os céus da Terra na noite de 27, domingo, último final de semana do mês, com horário central às 23:11 horas de Brasilia.

O eclipse lunar total de uma super lua ocorre em 27 de setembro, apresenta uma lua cheia que parece significativamente maior e mais brilhante do que o habitual. Será o primeiro eclipse de uma super lua desde 1982, e o último até o ano de 2033, os oficiais da NASA disseram em um vídeo  recém-lançado.

Última Lua cheia sobre a ilha grega de Corfu.
O eclipse lunar total será visível para os observadores em todas as Américas, Europa, África, Ásia ocidental e na região do Oceano Pacífico oriental. [Como acontecem os eclipses lunares (Infográfico - clic)

“Super luas” ocorrem porque a órbita da Lua em torno da Terra é elíptica em vez de circular. Enquanto a distância média da lua do nosso planeta é de cerca de 239.000 milhas (384,600 quilômetros), o satélite natural, se afasta tão longe como 252.000 milhas (405.600 km) no “apogeu” e fica tão perto quanto 226.000 milhas (363.700 km) em seu “perigeu. “

A super lua é uma lua cheia que ocorre em, ou muito perto, do perigeu e parece anormalmente grande no céu como resultado visível do fenômeno de aproximação. Na verdade, as super luas aparecem cerca de 14 por cento maior e 30 por cento mais brilhante do que uma lua cheia em seu “apogeu”, que também são conhecidos como “mini luas”.

Eclipses da lua em uma Super lua são especiais; eles ocorreram apenas cinco vezes desde 1900 (em 1910, 1928, 1946, 1964 e 1982), os oficiais da NASA disseram em seu novo vídeo sobre o fenômeno. Um eclipse lunar “normal” é muito mais comum. Na verdade, um observador em qualquer local em particular ao redor do mundo pode esperar para ver um eclipse lunar total, a cerca de uma vez a cada 2,5 anos, em média.

Esse será o último eclipse de uma tétrade, como é chamado o conjunto de quatro eclipses totais da Lua que ocorrem em sequência de dois anos. Esse evento é especial porque eclipses normalmente se intercalam entre totais, parciais (quando a Lua fica parcialmente encoberta pela parte mais escura da sombra da Terra) e penumbrais (quando a parte mais clara da sombra da Terra encobre a Lua).


A partir das 22:00 do dia 27 de setembro estendendo-se até as 01:30 da madrugada do dia 28 de setembro, a Lua estará passando pela parte mais escura da sombra da Terra, o que reduzirá drasticamente o brilho da Lua Cheia, que ganhará uma cor avermelhada cuja tonalidade é dependente das condições da atmosfera terrestre no momento do eclipse. O Brasil será um dos melhores locais do mundo para a observação do fenômeno, que é visível em todos os locais do globo onde a Lua estiver acima do horizonte. A área central branca da figura acima indica as regiões do globo que poderão acompanhar o eclipse desde o seu começo até o final.
A tétrade é relativamente rara: no século XXI haverá apenas oito delas. A que termina neste domingo será a segunda – a primeira ocorreu de 2003 para 2004, e a terceira será em 2032 e 2033. Além da coincidência com a Super lua, o satélite natural da Terra vai adquirir uma bela coloração avermelhada, em um fenômeno que tem o apelido de “Lua de Sangue”.

“Quando a radiação do Sol passa pela atmosfera da Terra, ela é atenuada e ganha a coloração vermelha. Além disso, essa radiação também é ‘espalhada’ na atmosfera e jogada na Lua, que a reflete”, explica Rundsthen Nader, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e astrônomo do Observatório do Valongo, na UFRJ. “É o mesmo fenômeno que ocorre durante o por do Sol.”

O raro eclipse lunar total poderá ser visto na noite do próximo domingo (27) e madrugada de segunda (28). Se as condições climáticas forem favoráveis, o evento astronômico será visível a olho nu em todas as regiões do Brasil.
Observação privilegiada no Brasil

De acordo com Nader, o Brasil está em uma posição ideal para observar o eclipse, que será visível em toda a América do Sul, partes da América do Norte, Europa, África e Ásia. O eclipse total deve durar uma hora e doze minutos e o ápice do fenômeno será às 23h48, quando a Lua estará completamente dentro da sombra mais escura da Terra.

Para quem quiser acompanhar todas as fases, o eclipse se inicia às 21h12, quando a Lua começa a passar pela penumbra, começa a adquirir a coloração avermelhada às 23h11 e termina às 2h22. “Será um belo espetáculo porque, para observá-lo, o ideal é que não seja usado nenhum equipamento.

A Lua estará bem no meio do céu (Zênite) durante o ápice do eclipse, o que fará com que, com o céu claro, ela seja vista de qualquer ponto do país”, explica Nader. “Como o fenômeno é de longa duração, sugiro usar uma cadeira de praia ou espreguiçadeira confortável”, (assim se evita dores no pescoço).

Nota do editor: Se você capturar uma impressionante imagem deste fenômeno lunar  do eclipse da super lua ou qualquer outra visão do céu noturno que você gostaria de compartilhar com Space.com para uma possível história ou galeria, envie suas imagens e comentários para o editor-chefe Tariq Malik em: spacephotos @ space.com.

por Mike Wall, escritor sênior |Setembro de 2015 – http://www.space.com e http://veja.abril.com.br

Tradução edição e imagens:  Thoth3126@protonmail.ch

Nenhum comentário:

Postar um comentário