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Conforme contraditórios da “Doutrina
do Dispensacionalismo”, uma jovem católica
escocesa chamada Margaret Macdonald no século XIX teve várias visões a respeito
do arrebatamento da igreja e da tribulação na terra (...) Por volta de 1830 inicia-se uma nova doutrina
dentro da igreja cristã. Hoje essa doutrina já se alastrou em cerca de 90/95%
das denominações cristãs e evangélicas. Esta Grande novidade foi melhorada pela visão da igreja semi reformada através
do PASTOR ANGLICANO (maçom) John Nelson
Darby o qual foi posteriormente líder
dos IRMÃOS de PLYMOUTH. Derby, desenvolveu
e disseminou na Inglaterra e nos EUA a “doutrina
do Dispensacionalismo” tal qual é ensinado na igreja evangélica contemporânea.
Os séculos !8 e 19 foi o período de
maior avivamento da igreja reformada. Conquanto, foi também onde nasceram as
maiores heresias da igreja protestante. De lá até chegar aos nossos dias a
igreja vem de mal a pior. São inovações doutrinárias e criação de ministérios jamais
imaginados pelos pais da reforma protestante do século XVI. Se os tais fosse possível
ver a sua criatura, ficariam horrorizados com o monstro que eles tiraram do
ventre da besta fera do Vaticano.
BOI DE CARRO...
BOI DE CARRO...
OVELHAS E/OU GADO GOSPEL???
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CONFIRA MATÉRIA SUCINTA SOBRE O
TEMA E AGUARDEM MAIORES DISCURSÕES...
A Origem do Ensino de um Arrebatamento Pré-Tribulacional
Brian Schwertley
Tradução: Felipe Sabino de Araújo
Neto1
Sempre que o cristão encontra uma
doutrina que não foi ensinada por alguém de qualquer ramo da igreja de Cristo
durante os dezoito séculos passados, ele deveria ter muita suspeita de tal
ensino. Esse fato em e por si mesmo não prova que o novo ensino é falso. Mas,
deveria definitivamente levantar suspeitas, pois se algo é ensinado na Escritura,
não é absurdo esperar que ao menos uns poucos teólogos e exegetas tenham
descoberto isso antes.
O ensino de um arrebatamento
secreto pré-tribulacional é uma doutrina que nunca existiu antes de 1830. O
arrebatamento pré-tribulacional veio à existência mediante uma exegese
cuidadosa da Escritura? Não! A primeira pessoa a ensinar a doutrina foi uma
jovem chamada Margaret Macdonald.
Margaret não era teóloga nem
expositora bíblica, mas uma profetiza da seita Irvingita2 (a Igreja Católica Apostólica). O jornalista
cristão MacPherson escreveu um livro sobre o assunto da origem do arrebatamento
secreto. Ele escreve: “Temos visto que uma jovem escocesa chamada Margaret
Macdonald teve uma revelação particular em Port Glasgow, Escócia, no começo de
1830, de que um grupo seleto de cristãos seria capturado para encontrar Cristo
nos ares, antes dos dias do Anticristo. Uma testemunha ocular, Robert Norton M.D.,
preservou o relato escrito a mão por ela da sua revelação de um arrebatamento
pré-tribulacional em dois de seus livros, e disse que foi a primeira vez que
alguém dividiu a segunda vinda em duas partes ou estágios distintos. Seus
escritos, juntamente com muitas outras literaturas da Igreja Católica
Apostólica, ficaram escondidos por muitas décadas do pensamento evangélico
dominante, e apenas recentemente reapareceram. As visões de Margaret eram bem
conhecidas por aqueles que visitavam sua casa, entre eles John Darby dos
Irmãos. Dentro de poucos meses sua concepção profética distintiva foi refletida
na edição de setembro de 1830 do The Morning Watch
Os primeiros discípulos da
interpretação pré-tribulacionista freqüentemente a chamavam de uma nova
doutrina”.4 e na primeira assembléia dos Irmãos em Plymouth, Inglaterra.
John Nelson Darby (1800-1882),
que foi o líder do movimento Irmãos e
“pai do Dispensacionalismo moderno”, tomou o novo ensino de Margaret Macdonald
sobre o arrebatamento, fez algumas mudanças (ela ensinava um arrebatamento
parcial de crentes, enquanto ele ensinava que todos os crentes seriam
arrebatados) e incorporou-o em seu entendimento dispensacionalista da Escritura
e profecia. Darby gastaria o resto de sua vida falando, escrevendo e viajando
para espalhar a nova teoria do arrebatamento. Os Irmãos de Plymouth admitiam
abertamente e até mesmo se orgulhavam do fato que entre os seus ensinos estavam
alguns totalmente novos, que nunca tinham sido ensinados pelos pais da igreja,
escolásticos medievais, reformadores protestantes
e muitos outros comentaristas.
O maior responsável pela ampla
aceitação do pré-tribulacionismo e dispensacionalismo entre os evangélicos foi
Cyrus Ingerson Scofield (1843-1921). C. I. Scofield publicou sua Bíblia de
Referência Scofield em 1909. Essa Bíblia, que expunha as doutrinas de Darby em
suas notas, se tornou muito popular em círculos fundamentalistas. Na mente de
muitos – professores da Bíblia, pastores fundamentalistas e multidões de
cristãos professos – as notas de Scofield eram praticamente igualadas à própria
palavra de Deus. Se uma pessoa não aderia ao esquema dispensacionalista e
pré-tribulacional, ele ou ela seria quase que automaticamente rotulado de
modernista.
Hoje existe uma abundância de
livros advogando a teoria do arrebatamento pré-tribulacional e o entendimento
dispensacionalista dos fins dos tempos. Dado o fato que entre os cristãos
professos o arrebatamento pré-tribulacional ainda é freneticamente popular, uma
comparação dessa teoria com o ensino bíblico está justificado. Veremos que os
argumentos típicos oferecidos em favor dessa teoria estão em conflito com a
Bíblia.
Fonte: Extraído e traduzido do livreto “Is the
Pretribulation Rapture Biblical?”, de
Brian Schwertle
VISÃO DE UM CONTRADITÓRIO DA
DOUTRINA DO DISPENSACIONALISMO SEGUNDO SEUS ARGUMENTOS BIBLICOS...
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