Considerada
pagã pela maioria dos evangélicos, entidade abriga muitos crentes em suas
fileiras.
Ela
costuma causar nos crentes um misto de espanto e rejeição. Pudera – com origens
que se perdem nos séculos e um conjunto de ritos que misturam elementos
ocultos, boa dose de mistério e uma espécie de panaceia religiosa que faz da
figura de Deus um mero arquiteto do universo, a maçonaria é normalmente
repudiada pelos evangélicos. Contudo, é impossível negar que a história
maçônica caminha de mãos dadas com a do protestantismo.
Os redatores do primeiro estatuto da entidade foram o pastor presbiteriano James Anderson, em Londres, na Inglaterra, em 1723, e Jean Desaguliers, um cristão francês. Devido às suas crenças, eles naturalmente introduziram princípios religiosos na nova organização, principalmente devido ao fim a que ela se destinava: a filantropia. O movimento rapidamente encontrou espaço para crescer em nações de tradição protestante, como o Reino Unido e a Alemanha, e mais tarde nos Estados Unidos, com a colonização britânica. Essa relação, contudo, jamais foi escancarada. Muito pelo contrário – para a maior parte dos evangélicos, a maçonaria é vista como uma entidade esotérica, idólatra e carregada de simbologias pagãs.
Os redatores do primeiro estatuto da entidade foram o pastor presbiteriano James Anderson, em Londres, na Inglaterra, em 1723, e Jean Desaguliers, um cristão francês. Devido às suas crenças, eles naturalmente introduziram princípios religiosos na nova organização, principalmente devido ao fim a que ela se destinava: a filantropia. O movimento rapidamente encontrou espaço para crescer em nações de tradição protestante, como o Reino Unido e a Alemanha, e mais tarde nos Estados Unidos, com a colonização britânica. Essa relação, contudo, jamais foi escancarada. Muito pelo contrário – para a maior parte dos evangélicos, a maçonaria é vista como uma entidade esotérica, idólatra e carregada de simbologias pagãs.
Isso
tem mudado nos últimos tempos. Devido a um movimento de abertura que atinge a
maçonaria em todo o mundo, a instituição tem se tornado mais conhecida e perde,
pouco a pouco, seu aspecto enigmático. Não-iniciados podem participar de suas
reuniões e cada vez mais membros da irmandade assumem a filiação, deixando para
trás antigos temores – nunca suficientemente comprovados, diga-se – que
garantiam que os desertores pagavam a ousadia com a vida. A abertura traz à
tona a uma antiga discussão: afinal, pode um crente ser maçom?
Na intenção de manter fidelidade à irmandade que abraçaram, missionários, diáconos e até pastores ligados à maçonaria normalmente optam pelo silêncio. Só que crentes maçons estão fazendo questão de dar as caras, o que tem provocado rebuliço. A Primeira Igreja Batista de Niterói, uma das mais antigas do Estado do Rio de Janeiro, vive uma crise interna por conta da presença de maçons em sua liderança. A congregação já estuda até uma mudança em seus estatutos, proibindo que membros da sociedade ocupem qualquer cargo eclesiástico...(MAIS NO MENU MAÇOM & IGREJA,CLIC)
Na intenção de manter fidelidade à irmandade que abraçaram, missionários, diáconos e até pastores ligados à maçonaria normalmente optam pelo silêncio. Só que crentes maçons estão fazendo questão de dar as caras, o que tem provocado rebuliço. A Primeira Igreja Batista de Niterói, uma das mais antigas do Estado do Rio de Janeiro, vive uma crise interna por conta da presença de maçons em sua liderança. A congregação já estuda até uma mudança em seus estatutos, proibindo que membros da sociedade ocupem qualquer cargo eclesiástico...(MAIS NO MENU MAÇOM & IGREJA,CLIC)
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