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Breve esboço sobre as Dez Tribos perdidas
As Dez Tribos foram exiladas durante a Era do Primeiro Templo -
aproximadamente há 2500 anos, e estão separadas do restante do judaísmo desde
então. Mas ao final, serão redimidas, e juntar-se-ão ao restante do judaísmo -
na era de Mashiach.
Este ensaio dirige-se às várias opiniões no Talmud a respeito do destino
das Dez Tribos, e a grande dúvida: As Dez Tribos realmente voltarão?
Vamos começar do início
Mais de 1000 anos antes das Dez Tribos serem exiladas, o amado filho de
Yaacov - Yossef, foi raptado pelos irmãos - e vendido como escravo. Finalmente,
após muitos anos de separação, reuniu-se novamente com seu pai e irmãos. A Torá
descreve como Yossef revelou sua identidade a seus irmãos: "Yossef não
conseguiu se refrear... e ele chorou em alta voz" (Bereshit 45:1-2).
Mais de 1000 anos antes das Dez Tribos serem exiladas, o amado filho de
Yaacov - Yossef, foi raptado pelos irmãos - e vendido como escravo. Finalmente,
após muitos anos de separação, reuniu-se novamente com seu pai e irmãos. A Torá
descreve como Yossef revelou sua identidade a seus irmãos: "Yossef não
conseguiu se refrear... e ele chorou em alta voz" (Bereshit 45:1-2).
Este fenômeno se repetiria em escala muito maior - com os filhos de
Yossef juntamente com outras tribos.
Yossef representa as Dez Tribos, pois a capital das Dez Tribos era Monte
Efraim (Yirmiyáhu 31:5), e Efraim era filho de Yossef.
Esta reunião será triste: "Com choro eles virão, e com misericórdia
eu os levarei" (Yirmiyáhu 31:8).
O profeta Yechezkel (37:19-22) fala sobre esta reunião:
"Estou levando o bastão de Yossef, que está na mão de Efraim, e as
tribos de Israel - seus amigos, e os colocarei no bastão de Yehudá, e os
transformarei em um só bastão, e serão um na minha mão... Estou levando os
filhos de Israel das nações às quais eles foram, e os reunirei de toda parte e
os trarei à terra deles. E os transformarei em uma só nação, na terra, nas
montanhas de Israel. E um rei reinará sobre eles, e não serão mais duas nações,
e não mais se separarão em dois reinos."; i.e., até agora, tem havido
separação dentro do judaísmo. A princípio, na forma de dois reinos e mais tarde
foram completamente separados. Quando Mashiach chegar, D'us nos transformará
"em uma só nação e não mais seremos divididos em duas nações."
Rabi Akiva: As Dez Tribos não voltarão
Embora aparentemente seja claro que as Dez tribos retornarão, quando
consultamos estas fontes, vemos que não é tão simples como parece.
Citemos o Mishná em Sanhedrin (110b):
"As Dez Tribos não retornarão como foi dito (Nitsavim 29:27) 'E Ele
os jogou a uma terra diferente como este dia'. Assim como o dia passa e jamais
voltará, eles também serão exilados para nunca mais voltarem". Estas são
as palavras de Rabi Akiva.
"Rabi Eliezer disse: 'Assim como o dia é seguido pela escuridão, e
a luz mais tarde retorna, assim também ficará 'escuro' para as Dez Tribos. D'us
por fim os tirará de suas trevas.' "
Dessa maneira, temos duas opiniões a respeito do destino das Dez Tribos.
O Talmud menciona um ponto de vista adicional, que afirma que o destino das
Tribos depende de seu comportamento. "Rabi Shimon ben Yehudá de Kfar Ako
diz em nome de Rabi Shimon: 'Se seu comportamento continuar da maneira que é
hoje (este dia) eles não retornarão. Se eles se arrependerem, na certa
retornarão.' "
Representantes de cada Tribo
Comecemos com uma análise da opinião de Rabi Akiva, de que as Dez Tribos
ficarão perdidas para sempre. Tal opinião exige uma explicação: se o judaísmo
consiste inteiramente de duas tribos remanescentes (Yehudá e Binyamin), como
podem os versículos referirem-se à união da "Árvore de Yehudá" e da
Árvore de Yossef".
Além disso, o profeta Yechezkel falou em dividir a Terra de Israel entre
12 Tribos.
Abarbanel explica (Yeshuot Meshicho 1:4):
Na época de Rabi Akiva, as Dez Tribos tinham estado perdidas por mais de
600 anos, e não havia a mínima pista sobre se ainda existiam.
Considere: Se as Dez Tribos tivessem ainda permanecido leais ao
judaísmo, por que não teriam enviado pelo menos um mensageiro a Jerusalém
durante a Era do Segundo Templo - para verificar os rumores de que os judeus
tinham retornado ao seu país e reconstruído o Templo?
Este argumento convenceu Rabi Akiva de que as Dez Tribos devem ter se
assimilado às nações pagãs e não seriam mais consideradas como parte do povo
judeu.
E a respeito das profecias que implicam que todas as tribos existirão na
Era Messiânica, Rabi Akiva poderia argumentar que, enquanto a maioria das Dez
Tribos foi exilada e jamais retornará, algumas podem ter escapado e hoje vivem
entre nós. Dessa maneira, teremos representantes de todas as Tribos Perdidas, e
as profecias serão realizadas através deles.
As Dez Tribos voltarão
Após discutir a opinião de Rabi Akiva, discutiremos o ponto de vista
oposto de Rabi Eliezer (que é aceito pela lei judaica) - de que as Dez Tribos
retornarão.
O Talmud explica que esta opinião é baseada no versículo (Yeshayáhu
27:13) "e será naquele dia, um grande shofar será tocado, e os desgarrados
virão da terra de Ashur" - este versículo refere-se às Dez Tribos que
foram exiladas para a terra de Ashur (Assíria).
Resta um ponto ainda a ser esclarecido: Amos (5:1-2) disse em referência
às Dez Tribos: "Escute isso, sobre o qual estou pranteando: A Virgem de
Israel caiu, e jamais se levantará". Como Rabi Eliezer explicaria as
palavras "e jamais se levantará?"
Uma explicação possível é que "não se levantará" como uma
entidade independente, mas se levantará como uma entidade totalmente dependente
do reino de Yehudá.
Túneis subterrâneos e o Monte das Oliveiras
O Midrash nos diz que as Dez Tribos foram exiladas em três locais:
algumas foram exiladas para o país atrás do Rio Sambation. Outro grupo foi
exilado para uma terra "distante" atrás do Rio (este país tinha o
dobro da distância para Israel que o primeiro país); o terceiro grupo foi
"engolido em Rabesla).
O Midrash descreve então o modo pelo qual alguns do Terceiro Grupo, que
foram engolidos, retornarão:
"D'us lhes fará túneis subterrâneos e viajarão através deles, até
chegarem ao Monte das Oliveiras em Jerusalém. D'us estará no Monte fazendo com
que se parta, e as Dez Tribos emergirão do seu interior." (Yalkut Shimoni,
Yeshayáhu 469).
Obviamente, o Midrash não deve ser entendido ao pé-da-letra, ao
contrário, está se referindo ao exílio espiritual que este grupo agora suporta,
e a transformação espiritual pela qual passarão quando Mashaich chegar:
As Dez Tribos foram levadas ao exílio e "engolidas", i.e.,
esqueceram-se totalmente de sua identidade judaica, como se tivessem sido
"engolidos" por alguma força externa. Sua energia permanece apenas na
forma potencial. Quando Mashiach vier, D'us os levará través de
"túneis", simbolizando o processo de refinamento, e os levará até o
Monte das Oliveiras - uma montanha que fora originalmente dedicada ao cultivo
de frutos - um símbolo de energia potencial. Finalmente a montanha se partirá,
e eles emergirão - sua identidade judaica re-emergirá do atual estado de
"potencial" e será plenamente realizada
NOTA:
Este artigo foi escrito por um rabino que trabalhou
aproximadamente 10 anos no Japão e visitou todos os lugares mencionados nos
textos. (do Moshiach.com/reprodução do Pt.chabad.org).
ATENÇÃO! PARA CONFERI A LOCALIZAÇÃO DAS 10 TRIBOS
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